Quem pode se inscrever no SISUTEC?

Após concluir o ensino médio um estudante possui algumas opções. Ele pode partir diretamente para o mercado de trabalho ou incrementar ainda mais o currículo profissional com curso de graduação ou técnico. Entre os técnicos uma excelente opção é o Sisutec. Saiba mais! 

O que é o Sisutec? Como Funciona?

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica é um programa do governo federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) para fornecer cursos técnicos gratuitos. A principal meta do programa é tornar a mão de obra profissional disponível no mercado capacitada. E como nem todos podem pagar por isso, o governo ajuda.

O funcionamento do Sisutec a bem simples. O estudante se cadastra no programa e escolhe entre duas opções de cursos disponíveis com vagas de todas as cidades do Brasil. O tipo de curso e a sua duração varia de acordo com a cidade. O processo seletivo evolve a escolha da maior nota do ENEM no ano anterior.

O Sisutec é uma parceria entre instituições públicas e privadas e Governo Federal. Não são escolas próprias do MEC. As vagas são ofertadas em escolas parceiras do programa que ofertam uma determinada quantidade de vagas para alunos participantes do programa.


Processo Seletivo do SISUTEC

O processo seletivo do programa é totalmente virtual. O aluno se cadastra no sistema envia seus dados pessoais e número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio. A sua nota automaticamente vai para o sistema e será avaliada.

O próximo passo é escolher entre as opções de dois cursos disponíveis. O sistema então fará uma análise de acordo com todos os inscritos e selecionará as melhores notas. Não é possível se inscrever mais de uma vez no programa e nem escolher mais de dois cursos. mas caso não seja aprovado em um processo seletivo o estudante pode tentar novamente em breve.


Como se inscrever no Sisutec

A inscrição no programa Sisutec é feita no site oficial criado pelo Governo Federal. O passo a passo é:

  • Entrar no site do programa clicando aqui;
  • Se as inscrições estiverem abertas é só digitar o login e a senha utilizados no ENEM;
  • Preencher o cadastro com a maior quantidade de dados possíveis;
  • Escolher dois cursos dentre os disponíveis para sua cidade;
  • Clicar em “enviar”.

A partir daí é só esperar a seleção acontecer. O sistema para a seleção automaticamente e o resultado ficará disponível no próprio site. Um alerta é enviado para o e-mail cadastrado caso o aluno seja aprovado comunicando sobre as datas para se matricular na instituição de ensino.


Pré-requisitos para se cadastrar no Sisutec

O programa do governo federal tem como finalidade ajudar estudantes de baixa renda e alunos em condições de custear seus estudos após o ensino médio. Os pré-requisito fazer parte do Sisutec são:

  • Ter concluído ensino médio em instituição de ensino público;
  • Ter uma renda familiar de até dois salários mínimos;
  • É preciso ter feito o Enem no ano anterior;

Para fazer a inscrição do Sisutec no é necessário pagar taxa. Os estudos também são gratuitos e estão incluídos o material didático.

Um dos pontos mais importantes é fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. O aluno deve ter cuidado para não perder Enem Inscrições 2018 e concorrer a vagas do Sisutec no ano seguinte.