Quem pode fazer o Encceja? Quais os requisitos!

O Encceja é um exame muito importante que pode mudar a vida de jovens e adultos. Esta avaliação proporciona o alcance do certificado de conclusão do ensino fundamental e médio, para quem não conseguiu finalizar o ensino básico no tempo estimado.

Esta inciativa pode garantir uma nova fase da carreira acadêmica, mas não é todo mundo que pode participar. Você sabe quem pode fazer a prova do Encceja? Veja os requisitos no texto abaixo:

O que é o Encceja?

Antes, os estudantes podiam conseguir seu certificado de conclusão do ensino médio através da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas isto não é mais possível.

Algumas mudanças foram aplicadas e para conseguir este certificado, é necessário obter sucesso no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

O Encceja 2019 se divide em duas categorias de avaliação, a primeira destinada aos alunos do ensino fundamental e a segunda, para o ensino médio. Quem não concluiu nenhuma das duas etapas de ensino, deve participar somente do exame para ensino médio.

Quem pode participar?

Como mencionado, nem todo mundo pode participar das provas do ENCCEJA. De acordo com o regulamento do programa, para se inscrever no Encceja, é preciso:

  • Para quem irá realizar o exame para conseguir o certificado do ensino técnico, ter 15 anos completos na data de aplicação da prova;
  • Enquanto para quem vai participar na categoria o ensino médio, é necessário ter 18 anos completos no dia de realização do exame.

Como funciona a prova do Encceja?

A avaliação do Encceja 2019 é dividida em quatro etapas, ou seja, quatro provas com 30 questões e múltipla escolha em cada uma delas. Para garantir a aquisição do seu certificado, o participante precisa alcançar, pelo menos, 100 pontos em cada matéria da prova.

Você deve saber que o exame também dispõe de uma prova de redação, que terá critérios de avaliação como criatividade, poder de argumentação, fidelidade ao temo, entre outros. A pontuação mínima para ter sucesso no Encceja é de pelo menos nota 5.

Como se inscrever?

A inscrição no Encceja é simples e totalmente gratuita! No período de inscrição anunciado, acesse o site oficial do Encceja e faça o seu cadastro. Será preciso informar alguns dados pessoais como estado civil e endereço.

As próximas páginas serão destinadas para quem precisa de atendimento específico ou especial.. Depois você deverá preencher dados econômicos e verificar os seus dados. Por último confirme seu login e senha e confirme sua inscrição!