COMO FUNCIONA A RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA?

O Imposto de Renda é uma quitação obrigatória que deve ser declarada anualmente. O não cumprimento ou a omissão de valores e bens pode ser uma dor de cabeça para o contribuinte. Mas em alguns casos, quando o trabalhador paga um valor a mais e em outras situações, ele pode ser restituído do IR. Você sabe como? Confira abaixo como funciona a restituição do Imposto de Renda.

Como funciona a restituição do IR?

Para os trabalhadores assalariados, o valor do imposto é descontado na folha de pagamento, por exemplo. Quando este mesmo trabalhador declarar suas deduções e possui muitos dependentes, despesas médicas e escolares, entre outras coisas que devem ser declaradas, ele recebe desconto.

Em alguns casos excepcionais pode ser que ele até tenha um valor a receber! Para informações mais precisas, consulte o seu extrato IRPF 2019 e fique por dentro de tudo!

Se você tiver direito a este valor, poderá estar recebendo a sua restituição. Mas vale lembrar que você não deve estar em situação irregular com o imposto, portanto, já deve ir conferindo o IRPF 2019.

Como requirir a restituição?

Pode receber a restituição do Imposto de Renda? Então você precisará ficar atento ao lançamento de informações do mesmo. A dica é visitar o site da Receita Federal periodicamente para não perder nada.

O IR libera sete lotes de pagamento, partindo de julho para dezembro. O órgão prioriza idosos, pessoas portadores de deficiências ou moléstias graves. Após este período, o critério é a ordem da declaração do Imposto de renda, portanto, quanto mais cedo você tiver realizado a declaração, mais cedo irá receber o seu pagamento.

Caso haja alguma irregularidade na sua declaração, será que preciso que você a retifique e envie novamente. Quanto aos dados bancários que estiverem incorretos, o contribuinte deverá corrigi-los no prazo de um ano.

Como acompanhar a restituição?

O ideal é que você se mantenha acessando o site da Receita para acompanhar a sua situação. Quem busca praticidade, deve saber que através do aplicativo Receitafone também é possível checar estes tipos de dados. Faça o download e confira!

Uma outra forma de acompanhar a restituição, é cadastrando o seu número de telefone para ser notificado através da mensagem de texto gratuita. Para realizar este cadastro, basta acessar o site da Receita Federal e ativar a opção.

Acompanhando a sua restituição, você ficará ciente da liberação do seu pagamento sem demora e poderá efetuar o seu saque. Não deixe de conferir as informações!