3 formas de melhorar a comunicação virtual com os clientes

Uma empresa com um canal de comunicação aberto com o cliente de forma eficiente está dando um grande passo para o sucesso e se manter no mercado por mais tempo. E hoje não podemos ignorar que a comunicação virtual como uma forma mais utilizada do cliente entrar em contato. Para quem deseja focar nessa área em seu empreendimento vão boas dicas a seguir.

Empresas investem mais em comunicação virtual

Todo cliente possui uma meta: ser bem atendido. Não importa se ele vai até a loja ou está entrando em contato por meio de comunicação virtual. O importante é sair com um bom atendido, a dúvida ou problema solucionado. Logo, um excelente atendimento também deve ser focado na eficiência e não apenas em palavras agradáveis e elogios.

Com o avanço cada vez maior da Internet as empresas já entenderam a necessidade de modificar a sua forma de comunicação. Tornou-se necessário abandonar os métodos antigos de atendimento presencial e telefônico para abrir um espaço cada vez maior no universo virtual. 

Um bom exemplo é a mudança de plataforma de atendimento dos bancos. Além de suas agências físicas as grandes corporações financeiras como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil direcionaram funcionários apenas para atendimento virtual. Os clientes podem agora tirar dúvidas e até investir usando chats de digitação e vídeos para se comunicar com seus clientes. 

Empresas como a Nubank e Digio, cartões de crédito digitais, já nasceram no formato digital. Tanto fatura como atendimento ao cliente é feito completamente digital. 

Por que investir em comunicação virtual na empresa?

Se há funcionários na empresa e um número para contato, por que investir em comunicação virtual? Alguns bons motivos podem ajudar na escolha:

  • É mais barato – um funcionário pode atender vários clientes, enquanto no espaço físico a comunicação se torna um para um;
  • É melhor para o cliente – ele não necessita se deslocar até a empresa e se sente igualmente satisfeito, com a vantagem de menos custo de transporte;
  • Amplia a cartela de clientes – mais pessoas terão interesse em comprar porque podem ser atendidos online mesmo de longas distâncias;
  • Clientes podem ser atendidos tanto do computador como celular;
  • Ajuda a fidelizar o cliente.

Como melhorar a comunicação virtual com os clientes

A comunicação virtual deve ser tanto ou muito mais eficiente que o atendimento físico. Para isso é necessário sempre estudar quais canais serão disponibilizados que realmente possam funcionar. Podem ser por e-mail, chat ou formulário no site. 

As três formas são usadas e igualmente eficientes se forem bem estudadas e instaladas. Para isso é preciso:

  • Ter um prazo máximo de resposta no atendimento informado para o cliente – no geral são 3 dias úteis, mas quanto antes ele for respondido melhor;
  • Disponibilize chat em horário comercial – os clientes gostam de ser atendidos por uma pessoa mesmo através da Internet;
  • Avalie canais de comunicação de acordo com a faixa etária de seus clientes. O whatsapp, por exemplo, é usado por todos. Já redes sociais como Facebook atingem os mais jovens;
  • Evite respostas automáticas. Os clientes gostam de ser atendidos de acordo com a sua pergunta e não algo genérico.